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Impacto social

Publicado: Terça, 21 de Agosto de 2018, 11h48 | Última atualização em Quarta, 17 de Julho de 2019, 10h42 | Acessos: 458

Ações dirigidas ao público externo

Seminários Integradores

O GEPEC/PPGECM realiza Seminários Integradores, associados às suas duas linhas de pesquisa, que objetivam oportunizar momentos de debate e crítica aos professores de Ciências do município de Marabá. O objetivo de ensino é articular horizontalmente as discussões realizadas no grupo de estudos e os elementos dos projetos de pesquisa desenvolvidos pelos membros para mediar, entre professores de ciências, o pensar sobre as possibilidades de reinvenção das práticas e do cotidiano escolar a partir das diferenças que o constituem. O I Seminário ocorreu em intervenção durante a formação de professores de ciências (6º a 9º ano) da SEMED/Marabá; ligada à linha "Epistemologia do conhecimento, do ensino e da aprendizagem em ciências", essa atividade discutiu alfabetização científica e ensino por investigação.


Educação e popularização de C&T

NeuroLiga/Marabá

O Programa de Extensão “NeuroLiga – Liga Acadêmica de Neurociências de Marabá” propõe abordar achados experimentais e elementos teóricos das Neurociências nas suas relações com a sociedade, através da realização de atividades (grupos de estudos, atividades de divulgação em escolas, podcasts, e organização de eventos de divulgação científica), com o objetivo de fundamentar um processo educativo, cultural, científico e político, de caráter interdisciplinar e interprofissional, calcado na interação dialógica e na indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão. Espera-se que as ações propostas promovam interação transformadora entre a Universidade, o ensino básico, e o público geral, promovendo práticas inovadoras nesse campo. Para tanto, busca-se associar os diferentes objetos de pesquisa no campo das Neurociências com a divulgação científica, discutindo temas relevantes para as ciências do cérebro com estudantes da rede pública de educação básica. Essas ações pressupõe uma interação dialógica, na medida em que a participação dos atores sociais em uma ação do Programa contribui para a produção de conhecimento significativo a partir das práticas cotidianas desses atores.

 

Clube de Ciências

O Clube de Ciências foi adotado como uma proposta composta por um conjunto de ações visando o desenvolvimento de atividades dinâmicas, proporcionando assim uma educação cientifica mais completa e interessante. Os encontros do Clube ocorrem quinzenalmente com vinte alunos do 8º e 9º de duas escolas municipais, promovendo a discussão e contextualização de abordagens científicas.

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