Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Projetos
Início do conteúdo da página

Projetos

Publicado: Terça, 21 de Agosto de 2018, 11h38 | Última atualização em Segunda, 01 de Março de 2021, 15h27 | Acessos: 512

Projetos de pesquisa

Título: "Análise dos modelos materiais no Ensino das Ciências Naturais"

Membros: Darlan Morais, Caio Maximino (Orientador)

Resumo: "Modelos são importantes componentes na atividade científica, entretanto sua conceituação, classificação e função são divergentes diante das diferentes vertentes filosóficas e epistemológicas que tratam de modelos em ciências. A corrente atual e antirrealista da filosofia da ciência chamada Empirismo Construtivista defendida por Bas C. van Fraassen coloca o modelo em um status elevado definindo-o como o objetivo da ciência (FRAASSEN, 2007). Dada essa importância é necessário discutir modelos no ensino de ciências naturais. Alguns estudos sobre prática científica já se dedicam a exploração dos modelos mentais - formações abstratas e pessoais de um indivíduo, em contrapartida os chamados modelo materiais ou icônico – objetos físicos (MENDONÇA; ALMEIIDA, 2012) não recebem tanta atenção nos estudos sobre atividade científica e possivelmente nem ao menos tem sua importância notada nas ciências naturais. Diante desse cenário se desenvolverá o presente estudo com o objetivo de compreender a aplicação e participação dos modelos físicos/materiais no ensino de ciência naturais. Para isso será realizada a revisão integrativa da literatura adaptada para área de ensino, utilizando todas as suas etapas: definição de problema; critérios de busca; análise do conteúdo encontrado; categorização de resultados; apresentação de resultados."


Título: "Teoria dos níveis de processamento de memória: Aproximações e diferenças com as teorias de Vygotsky”

Membros: Adriana Damascena da Silva Santos, Caio Maximino (Orientador)

Resumo: "A teoria dos níveis de processamento de memória, proposta por Craik, Lockhart, e Tulving, sugere que a memória não se organiza em armazéns de durações diferentes, mas que a persistência da memória depende do nível de processamento necessário para sua codificação: icônico, ecóico, ou semântico. Craik e Lockhart reconhecem que esse modelo conceitual se aproxima, ou é pré-figurado, nas teorias de Zinchenko, principal influência de Lev Vygotsky no que tange a memória. O presente projeto desenvolverá a noção de memória em Vygotsky e suas aproximações, via Zinchenko, com o conceito de níveis de processamento, avaliando pontos de contato e diferenças entre as duas aproximações."


Título: "COVID-19, isolamento, e sofrimento psicológico: Experiências de sofrimento psíquico em professores da Educação Básica atuando remotamente”

Membros: Adriana Damascena da Silva Santos, Ivonilce Brelaz, Maria da Conceição Troitinho, Caio Maximino (Orientador)

Resumo: "As estratégias de saúde pública para a proteção contra a infecção com COVID-19 envolvem isolamento social, quarentena, distanciamento social, e contenção comunitária. No Brasil, uma das consequências dessas estratégias é a adoção, por uma grande parte das escolas da educação básica, de trabalho pedagógico remoto (com aulas e, por vezes, estratégias assíncronas de ensino-aprendizagem). Em muitos casos, esse trabalho remoto foi implementado de maneira apressada, sem que os professores tenham qualquer tipo de experiência prévia com a modalidade, e muitas vezes sem levar em conta especificidades do trabalho em ​home-office. O resultado dessa implementação falha é, possivelmente, uma grande pressão sobre os/as professores/as, instrutoras/es, e tutores/as, levando a sofrimento psicológico. Para evitar impactos importantes na saúde mental de
professoras e professores, é fundamental entender como o trabalho remoto, associado a fatores como experiência prévia em ensino à distância, gênero, e trabalho doméstico, podem produzir sofrimento psíquico e ansiedade."


Título: "Educação em ciências e matemática: Produção em rede de conhecimentos para a pesquisa e o ensino"

Membros: Alessandra de Rezende Ramos, Attico Inacio Chassot, Danielle Rodrigues Monteiro da Costa, Caio Maximino, Camila Maria Sitko

Resumo: "Projeto proposto pelo PPGCEM/Unifesspa com o objetivo geral de articular ações no âmbito da pesquisa e do ensino com a UNESP e a UNICAMP visando estimular os processos formativos que integram os respectivos programas de pós-graduação e graduação e estreitar as relações entre pesquisa e ensino na área"


Título: "Letramento Científico na Educação Básica: o Clube de Ciências como espaço não formal de ensino e aprendizagem"

Membros: Alessandra de Rezende Ramos, Joice Bezerra de Sousa, Lana Botelho Lamego, Salomão Eduardo Trister Nascimento Oliveira, Rafael Mourao Matias, Igor Ferreira Damascena, Teresinha Guida Miranda, Ester Silva Chaves, Pamela Cristina Leite dos Santos, Leandro Laranjeira da Silva

Resumo: A experimentação é melhor ferramenta de aprendizado, principalmente quando se trata de disciplinas como química, física e biologia. Grande parte das escolas do ensino fundamental do Município de Marabá não dispõe de um espaço (laboratório), ou ainda de equipamentos básicos apropriados para aulas práticas. Este cenário pouco atrativo reflete o valor de 0,564 do IDH municipal de escolaridade de Marabá. Uma alternativa para minimizar estas carências, e estimular o interesse dos alunos seria a participação destes em um Clube de Ciências. Estes Clubes são caracterizados como espaços não formais, onde alunos da educação básica podem vivenciar a experimentação científica por meio de atividades essencialmente práticas. Por outro lado, os alunos de licenciatura podem vivenciar a pratica docente, e alunos da pós graduação iniciar a experiencia da orientação científica. Esta proposta tem como ação principal a formação crítica, produção de conhecimentos, disseminação e divulgação dos conhecimentos desenvolvidos no ambiente acadêmico.


Título: "Educação em Astronomia na Amazônia Oriental"

Membros: Camila Maria Sitko, Maria Liduína Chaves, Claudio Emídio Silva

Resumo: A astronomia é uma ciência que chama muito a atenção dos alunos, assim como da comunidade em geral. De acordo com Ausubel, o aluno só aprende se tem predisposição para isso, e tal predisposição está relacionada a algo que ele tenha interesse em aprender. Portanto, se colocamos o aluno em contato com a Astronomia, isso pode motivá-lo para aprofundar seus estudos em ciências. Além disso, a Astronomia está ao nosso redor o tempo todo, e dessa forma, é um conhecimento para a vida, para nos tornar cidadãos críticos sobre o mundo em que vivemos. Entretanto, não há na Educação Básica, e em muitos cursos superiores que formam professores das áreas das exatas, uma disciplina específica para esse tema. Dessa forma, faz-se necessário que haja ações no sentido de auxiliar a mudança desse cenário. Assim, o objetivo deste projeto é a pesquisa em Educação em Astronomia, em caráter amplo, englobando a formação inicial e continuada de professores nessa área, bem como a do público geral, através da educação não formal, de modo a estimular e desenvolver sua criticidade e conhecimento na área. Também será realizada a iniciação à pesquisa de alunos do Ensino Médio. Além disso, também está incluso o desenvolvimento de novas metodologias e materiais didáticos para o ensino de Astronomia, levando-se em conta também a inclusão, bem como as especificidades amazônicas.


Título: "Desenvolvimento de estratégias de ensino e de avaliação na Educação Tecnológica e no Ensino de Ciências"

Membros: Camila Maria Sitko, Lucas Virmond, Cristina Costa-Lobo

Resumo: Este projeto visa o desenvolvimento, aperfeiçoamento e otimização de metodologias ativas de ensino na Educação Tecnológica e no Ensino de Ciências, bem como o uso de metodologias já consolidadas para avaliação de sua eficácia, na Escola Optimus, em Guarapuava-PR. A Optimus é uma escola extracurricular que atua em três eixos: artes, robótica e ciências, e desenvolvimento de jogos, e possui como ideal o uso de metodologias de ensino e de avaliação diferenciadas, que possibilita aos alunos aprenderem conteúdos científicos, tecnológicos e artísticos de alto nível. Dessa forma, esse projeto se concentra na busca por modelos de ensino cada vez melhores. Em 2017, foram utilizados os métodos de RPG, TBL obtendo resultados positivos quanto à aprendizagem, bem como um feedback muito positivo por parte dos alunos. Em 2018, ocorrerá a implementação de um novo framework e uma nova maneira de disposição dos conteúdos para se avaliar a eficácia do método

 

Projetos de extensão

Título: "Liga Acadêmica de Neurociências de Marabá: Intervenções para divulgação das neurociências"

Autor: Caio Maximino

Resumo: "As Ligas Acadêmicas são organizações estudantis, criadas e gerenciadas por acadêmicos, fato importante para a condução das atividades, dentro das determinações de seus projetos e coordenada por um professor coordenador e professores orientadores. Geralmente, as Ligas Acadêmicas são baseadas em problemas da comunidade na qual estão inseridas, identificando-os e pesquisando-os, com o objetivo de ajudar a propor soluções. Dentro desse ponto de vista, funcionariam como canalizadoras dos interesses científicos de professores e pesquisadores da universidade da qual fazem parte, como estratégia de flexibilização curricular e realização do tripé ensino-pesquisa-extensão. O Programa de Extensão "NeuroLiga - Liga Acadêmica de Neurociências de Marabá" propõe abordar achados experimentais e elementos teóricos das Neurociências nas suas relações com a sociedade, através da realização de atividades (grupos de estudos, cursos introdutórios, e organização de eventos de divulgação científica), com o objetivo de fundamentar um processo educativo, cultural, científico e político, de caráter interdisciplinar e interprofissional, calcado na interação dialógica e na indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão. Espera-se que as ações propostas promovam interação transformadora entre a Universidade e o ensino básico, promovendo práticas inovadoras nesse campo. Para tanto, busca-se associar os diferentes objetos de pesquisa no campo das Neurociências com a divulgação científica, discutindo temas relevantes para as ciências do cérebro com estudantes da rede pública de educação básica. Essas ações pressupõem uma interação dialógica, na medida em que a participação dos atores sociais em uma ação do Programa contribui para a produção de conhecimento significativo a partir das práticas cotidianas desses atores."


Título: "Clube de Ciências: uma alternativa para fazer Alfabetização científica na Educação Básica"

Membros: Alessandra de Rezende Ramos, Joice Bezerra de Sousa, Lana Botelho Lamego, Salomão Eduardo Trister Nascimento Oliveira, Rafael Mourao Matias, Igor Ferreira Damascena, Teresinha Guida Miranda, Ester Silva Chaves, Pamela Cristina Leite dos Santos, Leandro Laranjeira da Silva

Resumo: A experimentação é melhor ferramenta de aprendizado, principalmente quando se trata de disciplinas que envolvem a Ciência da Natureza. Grande parte das escolas do ensino fundamental do Município de Marabá não dispõe de um espaço (laboratório), ou ainda de equipamentos básicos apropriados para aulas práticas. Este cenário pouco atrativo reflete o valor de 0,564 do IDH municipal de escolaridade de Marabá. Como alternativa, a implementação de um espaço não formal de educação, o Clube de Ciências, pode auxiliar na redução destas carências estimulando o interesse dos alunos. Nestes espaços, alunos da educação básica podem participar de uma dinâmica de atividades teóricas e práticas focadas na alfabetização científica. Em paralelo, alunos de licenciatura podem vivenciar a pratica docente, e alunos da pós graduação iniciar a experiência da orientação científica. Esta proposta tem como ação principal a formação crítica, produção de conhecimentos, disseminação e divulgação dos conhecimentos desenvolvidos no ambiente acadêmico, e adicionalmente, a promoção da ação social da Universidade, aos alunos do ensino fundamental através do Clube de Ciências.


Fim do conteúdo da página