Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Manual "Feiras de ciências e tecnologias educacionais"
Início do conteúdo da página

Manual "Feiras de ciências e tecnologias educacionais"

Publicado: Terça, 01 de Junho de 2021, 11h30 | Última atualização em Terça, 01 de Junho de 2021, 15h23 | Acessos: 274

Feiras de ciencias

As feiras de ciências, como atividades práticas experimentais, são muito importantes para ampliar o entendimento de estudantes sobre as ciências - não só sobre os conteúdos específicos que são ensinados nas matérias e disciplinas de Ciências em todos os níveis do Ensino, mas também sobre a epistemologia e a natureza do conhecimento científico. Acima de tudo, as ciências são atividades, e compreender como o conhecimento científico é produzido, criticado, e acumulado é fundamental para a construção do pensamento crítico. As atividades práticas que são mobilizadas pelas feiras de ciências certamente facilitam a aprendizagem desses processos e dos conteúdos relacionados, bem como da relação das ciências com seu contexto social mais amplo. Quando estudantes utilizam os métodos científicos para coletar e analizar dados de maneira estratégica e unificada, aplicam, em escala diminuída, os mesmos passos que os pesquisadores profissionais usam para produzir informações novas.


Ainda que um projeto de pesquisa científica e/ou tecnológica para uma feira de ciências resulte principalmente da engenhosidade e do empenho de estudantes, a motivação e a supervisão de professores e responsáveis é fundamental. Esse guia é voltado para professores/as, responsáveis, e estudantes, com o objetivo de auxiliar no processo de desenvolver um projeto de pesquisa para uma feira de ciências. Baseia-se na experiência do GEPEC/PPGECM na Mostra Científica do Sul e Sudeste do Pará (MOCISSPA). Apresentamos passos e dicas para gerar uma ideia de projeto, planejar e realizar a pesquisa, coletar e analisar dados, escrever um relatório, e criar uma peça de comunicação (display, painel, diorama, maquete, etc.). Para cada etapa, são apresentadas dicas de administração e orientação para professores e planos de ensino para estudantes e professores, bem como formas de encorajar o envolvimento dos responsáveis.

Boa feira!


O download pode ser realizado na plataforma EduCAPES, pelo link: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/599628. O download é gratuito, e o material é distribuído sob uma Licença Feminista de Produção por Pares.

Fim do conteúdo da página